Adiantamento de Cliente e Controle de Crédito

De Adaptive
Ir para: navegação, pesquisa

O adiantamento de cliente é um recurso facultado aos clientes para que este deposite na empresa um crédito para ser consumido ao longo do período combinado. Quando o cliente fizer uma compra no estabelecimento a baixa deverá ser dada com o tipo de recebimento A Prazo. Pode ser configurado uma forma de recebimento A Prazo com o nome Adiantamento de Cliente para que o posto consiga diferenciar o que foi baixado como Venda a Prazo de fato e os que foram baixados como A prazo do Adiantamento. Se o cliente não tiver um adiantamento e nem limites configurados, o Frente de Caixa exibirá uma mensagem que a venda não pode ser realizada.

Configurações Necessárias

A configuração do servidor de terminal, do terminal de venda e do cliente devem ser realizadas para o correto funcionamento do adiantamento recebido do cliente.

Servidor de Terminal

  1. Acesse Automação ➔ Cadastros ➔ Servidor de Terminal.
  2. Na janela Servidor de Terminal [Edição], navegue até a aba Regras da Venda e localize os seguinte campos:
    • Limite de Adiantamento Diário: informe o valor para recebimento diário de adiantamento.
    • Habilita Recebimento de Adiantamento: marque a ckeckbox.
      • Nota: Depois de definido o limite diário, não poderá ser registrado adiantamento maior que este valor naquele dia. Para releases superiores a release 218, é necessário realizar a parametrização de empresa referente aos adiantamentos por tipo de recebimento.
  3. Selecione o botão Confirma Edição.
Configuração do Servidor de Terminal

Terminal de Venda

  1. Acesse Automação ➔ Cadastros ➔ Terminal de Venda.
  2. Na janela Terminal de Venda - [Edição] localize no quadro E.C.F o campo o seguinte campo:
    • Registrador de Adiantamento Recebido: obtenha o código do registrador analisando uma Leitura X na linha dos REGISTRADORES NÃO FISCAIS. Cada ECF tem um registrador diferente, na maioria das vezes, através de uma Leitura X será possível verificar o registrador correto. Se o cliente utilizar NFCe ou Cupom Fiscal SAT-CF-e o sistema automaticamente ignora o campo do Registrador de Adiantamento Recebido.
  3. Selecione o botão Confirme Edição.
Configuração do Terminal de Venda

Parametrização

  1. Acesse Administração ➔ Empresa ➔ Selecione sua empresa.
  2. Navegue até a Aba Automação e gerencie os seguintes parâmetros conforme a empresa necessite:
    • Permite Realizar Adiantamento de Cliente em Cartão de Crédito: marque se for o caso;
    • Permite Realizar Adiantamento de Cliente em Cartão de Débito: marque se for o caso;
    • Permite Realizar Adiantamento de Cliente em Cheque: marque se for o caso;
    • Permite Realizar Adiantamento de Cliente em Cheque Pré-Datado: marque se for o caso;
    • Permite Realizar Adiantamento de Cliente em Dinheiro: marque se for o caso;
    • Permite Realizar Adiantamento de Cliente em Vale Frete: marque se for o caso;
    • Quantidade de Vias do Comprovante de Adiantamento de Clientes: informe a quantidade de vias do comprovante.
  3. Selecione o botão Confirma.
Parametrização da Empresa

Cadastro do Cliente

  1. Acesse Corporativo ➔ Cadastros ➔ Cliente.
  2. Utilize as opções de filtro, escolha o cliente desejado e selecione a ferramenta para editar o registro.
  3. Na janela Cliente - [Edição] navegue até a aba Regras e gerencie os Permite Adiantamento de Recebimento
  4. Gerenciamento de Regra do Cliente
  5. Navegue até a aba Tipo de Recebimento e insira um valor de crédito em A Prazo.
  6. Retorne à aba Cliente e Informe a Data de Vencimento do Crédito
  7. No botão Ações clique em Liberar Crédito Cliente.
  8. Selecione o botão Confirma Edição.
Vencimento do Crédito

Gerenciando Permissões

Para que seja possível registrar o adiantamento no frente de caixa é necessário gerenciar as permissões do usuário. Siga as instruções:

  1. Acesse Administração Controle de Acesso.
  2. Na janela Administração de Usuários e Grupos localize o usuário desejado.
  3. Selecione o botão Detalhes para editar o registro.
  4. Navegue até a aba Programas e localize o menu Automação ➔ Relatórios ➔ Frente de Caixa - Posto de Combustível e libere a seguinte permissão:
  5. No grid Funcionalidades localize as seguintes permissões:
    • Registrar Adiantamento de Cliente.
  6. Preencha a coluna Permissão com a opção Liberado e informe as colunas Início e Fim Validade.
  7. Selecione por fim o botão Confirma.
  8. Aguarde a sincronização para aplicar as alterações.
Gerenciamento de Permissões

Registrando o Adiantamento no Frente de Caixa

Realizadas as configurações acima, será possível registrar um novo adiantamento.

  1. Acesse o Frente de Caixa, realize o login e abra um novo movimento de venda
  2. Selecione o botão REGISTRAR ADIANTAMENTO DE CLIENTE (CTRL+M).
  3. Botao Registrar Adiantamento.png
  4. Na janela Seleção de Cliente escolha o cliente e pressione o botão F2 - Seleciona.
  5. Seleção de Cliente
  6. a janela Registrar Adiantamento de Cliente escolha o tipo de recebimento que o cliente está adiantando, informe o campo Valor no formato 0,00 e o campo Observações. Por fim pressione o botão F2 - Ok.
  7. Dados do Adiantamento
  8. O sistema exibe a mensagem de confirmação do Adiantamento e imprime o Relatório Gerencial na impressora (fiscal/térmica).
  9. Relatório Gerencial do Adiantamento

Ao registrar o adiantamento no Frente de Caixa o sistema gera um título a pagar da natureza Adiantamento de Clientes. No movimento de venda do terminal, o adiantamento ficará registrado como um Movimento Numerário. Na conferência do caixa em que houve adiantamento deverá ser lançado em espécie o valor do adiantamento caso tenha sido recebido em espécie no Frente de Caixa.

Controlando o Crédito do Cliente

Quando o cliente fizer uma compra no estabelecimento a baixa deverá ser dada com a forma de recebimento A Prazo. Pode ser configurado um tipo de recebimento A Prazo com o nome Adiantamento de Cliente para que o posto consiga diferenciar o que foi baixado como Venda a Prazo e os que foram baixados como "A prazo do adiantamento". Se o cliente não tiver um adiantamento e nem limites configurados, o Frente de Caixa exibirá uma mensagem que a venda não pode ser exibida.

Forma de Recebimento do Adiantamento

Forma de Recebimento do Adiantamento

Para controle do crédito total do cliente deverá ser utilizado o relatório Limites de Crédito e Saldo em Aberto do Cliente disponível no menu Financeiro ➔ Relatórios ➔ Rotinas. Este relatório mostra o adiantamento do cliente + os limites disponíveis.

Relatório Limite de Crédito e Saldos

Os títulos devem ser liquidados corretamente para o crédito se manter saudável. Para isto devem ser verificadas as notas em aberto e os adiantamentos em aberto e estes valores liquidados simultaneamente nos Títulos a Pagar (Adiantamento) e nos Títulos a Receber (Notas a Prazo) na mesma conta financeira. Podem ser usados os menus Liquidação de Títulos a Pagar e Liquidação de Títulos a Receber, ambos ficam em Financeiro ➔ Movimentação

Exemplo: Suponhamos que um Cliente qualquer realizou um adiantamento. O sistema registra no menu de Títulos a Pagar o adiantamento deste cliente. Acesse esta tela pelo menu Financeiro ➔ Movimentação ➔ Título a Pagar para visualizar o título. O título de adiantamento é uma obrigação do posto com o cliente, por isso, quando liquidado ele irá movimentar a conta financeira de liquidação negativamente (mesmo que no mundo real ele seja uma movimentação de entrada de dinheiro no posto).

Quando o mesmo cliente for até o posto e realizar uma compra com o adiantamento, a venda referente deve ser registrada como Venda a Prazo. A venda a prazo gera um Título a Receber e este título pode ser acessado pelo menu Financeiro ➔ Movimentação ➔ Título a Receber. Este título é um direito do posto em receber, por isso, quando o título for liquidado, ele movimentará a conta financeira de liquidação positivamente.

Para realizar a liquidação correta, acesse o menu de Título a receber. Encontre o título de Venda a Prazo do cliente e clique duas vezes para abrir. Com o título aberto, vá em Ações ➔ Liquidar. Na tela exibida pelo sistema, selecione a Conta Financeira de liquidação. Essa conta será utilizada também para liquidar o adiantamento. Clique em liquidar para finalizar.

Após liquidar o título a receber, vá até a tela de Título a Pagar e encontre o título de adiantamento. Da mesma forma, abra o título, selecione Ações ➔ Liquidar. Preencha a conta financeira e no campo Valor Liquidado, preencha com o total das Vendas a Prazo que foram liquidadas anteriormente. Caso o adiantamento seja de um valor maior ao da venda a prazo, o sistema automaticamente cria um novo título com o remanescente.

Após realizar os passos anteriores, os títulos estarão corretamente liquidados e o crédito do Cliente será atualizado. Você pode verificar o novo crédito pelo relatório Limites de Crédito e Saldo em Aberto do Cliente e pode também verificar se as movimentações financeiras na conta ficaram corretas pelo relatório Extrato de Conta Financeira - Completo que pode ser acessado pelo menu Financeiro ➔ Relatórios ➔ Tesouraria ➔ Extrato de Conta Financeira - Completo.

Formas de Recebimento que Permitem Adiantamento

  • Dinheiro;
  • Cartão de Débito;
  • Cartão de Crédito;
  • Vale Frete;
  • Cheque.

MELHORIAS

Foi implementada uma melhoria com código PETROS#632 (Melhoria para criação de uma rotina de Liquidação de Vendas a Prazo com Adiantamento de Clientes via Trabalho) que estará disponível por padrão a partir da versão v2.19.01c.

Essa melhoria é a 1ª etapa do processo de melhoria/automatização do processo de venda utilizando Adiantamento de Clientes.

Essa melhoria consiste em liquidar de forma automática as Vendas a Prazo feitas a partir de um Adiantamento de Cliente feito previamente. Para mais detalhes de como configurar essa melhoria pode procurar o Atendimento ao Cliente para mais esclarecimentos.

A 2ª etapa será de fato implementar um tipo de recebimento do tipo (Pagamento Antecipado) que irá liquidar a Venda a Prazo no processo de sincronização com o sistema de retaguarda (ISSUE #1622).

Seguem dois relatórios já existentes no sistema referente a Adiantamento de Clientes, um select base para busca de Adiantamento de Cliente VS Venda a Prazo liquidada e documentação da funcionalidade:

1º: Relatório Existentes:

- Financeiro -> Relatórios -> Fechamento Mensal -> Posição de Liquidez -> 2.06 - Adiantamento de Clientes

- Financeiro -> Relatórios -> Títulos a Pagar -> Adiantamento de Clientes

2º: Query Base:

SELECT pac.codigo AS codigo_pessoa,

pac.nome AS nome_pessoa,

seac.codigo AS codigo_empresa_adiantamento,

seac.nome AS nome_empresa_adiantamento,

tfac.data_emissao AS data_emissao_adiantamento,

tfac.numero_titulo AS numero_adiantamento,

tfac.valor_titulo AS valor_adiantamento,

se.codigo AS codigo_empresa_venda_prazo,

se.nome AS nome_empresa_venda_prazo,

tf.data_emissao AS data_emissao_venda_prazo,

tf.numero_titulo AS numero_venda_prazo,

tf.valor_titulo AS valor_venda_prazo

FROM titulo_financeiro tfac

INNER JOIN sis_referencia_registro srr ON (srr.id_chave_registro_a = tfac.id_titulo_financeiro AND srr.tipo_referencia = 'ref_0606_0606_pagamento_adiantamento_fatura')

INNER JOIN pessoa pac ON (pac.id_pessoa = tfac.id_credor_devedor)

INNER JOIN sis_empresa seac ON (seac.id_empresa = tfac.id_empresa)

INNER JOIN titulo_financeiro tf ON (tf.id_titulo_financeiro = srr.id_chave_registro_b)

INNER JOIN sis_empresa se ON (se.id_empresa = tf.id_empresa)

WHERE tfac.natureza_titulo = 106 /*Adiantamento de Cliente*/

AND tf.natureza_titulo = 201 /*Venda a Prazo*/

AND pac.codigo = :codigo_cliente

AND tf.data_emissao BETWEEN :data_inicial AND :data_final;

3º: Documentação Técnica Funcionalidade:

* Siglas utilizadas:

* `A.C.` Adiantamento de Cliente

* `V.P.` Venda a Prazo

* `Foram criadas duas funções:`

* 1º: f_processa_rotina_adiantamento_cliente Rotina que agrupa os títulos de natureza Venda a Prazo e chama a função f_baixa_fatura_por_adiantamento_cliente para liquidar os títulos de natureza Venda a Prazo agrupados baseado nos Adiantamento de Cliente.

* 2º f_baixa_fatura_por_adiantamento_cliente Rotina que liquida os títulos de natureza Venda a Prazo baseado nos títulos de natureza Adiantamento de Cliente.

* `Segue as regras de negócio da funcionalidade:`

* 1º: Foi criado dois parâmetros:

* 1ºa: Espécie Financeira de Liquidação da Fatura Venda a Prazo Por Adiantamento de Cliente no módulo Financeiro Configurável por Empresa

* 1ºb: Conta Financeira de Liquidação da Fatura Venda A Prazo Por Adiantamento de Cliente no módulo Financeiro Por Empresa

* 2º: Foi criado um trabalho padrão denominado Baixa Fatura Vendas a Prazo Através de Adiantamento de Clientes com agendamento padrão para ocorrer uma vez por dia.

* 2ºa: Esse trabalho tem a seguinte chamada:

SELECT f_processa_rotina_adiantamento_cliente(CURRENT_DATE, c.id_cliente, 1/*Adminstrador*/)

FROM cliente c

INNER JOIN pessoa p ON (p.id_pessoa = c.id_cliente)

WHERE c.situacao = 1 /*Ativo*/

AND p.situacao = 1 /*Ativo*/

* 3º: A função f_processa_rotina_adiantamento_cliente vai processar os seguintes títulos de natureza a prazo:

* 3ºa: Títulos de natureza Venda a Prazo

* 3ºb: Com situação (1,9) Aberto e Rascunho respectivamente

* 3ºc: Originais

* 3ºd: Com data de emissão menor ou igual a data referente ao ultimo dia do mês anterior a data atual

* 3ºe: A função irá agrupar esses títulos Tipo de Cobrança e Carteira Títulos Financeiro

* 3ºf: Após finalizar o agrupamento a função irá chamar a função f_baixa_fatura_por_adiantamento_cliente

* 4º: A função f_baixa_fatura_por_adiantamento_cliente vai vai processar os títulos agrupados pela função do passo 3º seguindo as seguintes regras.

* 4ºa: Vai pegar o título de natureza Adiantamento de Cliente mais antigo, ordenando por Cliente, Data Emissão, Id Titulo Financeiro e 

Empresa.

* 4ºb: A partir dai vai pegar os títulos de natureza Venda a Prazo emitidos com data maior ou igual a data de emissão do título de natureza Adiantamento de Cliente

* 4ºc: A partir dai com o título de Adiantamento de Cliente e a Venda a Prazo o sistema irá vazer o seguite processo de liquidação:

* 4ºd: Se o valor do A.C. for igual ao valor da V.P., ambos os títulos serão liquidados integralmente.

* 4ºe: Se o valor da A.C. for maior que o valor da V.P. a V.P. será liquidada integralmente e o A.C. liquidados parcialmente, gerando um residual com o valor da diferença entre os dois títulos.

* 4ºf: Se o valor do A.C. for menor que o valor da V.P. o A.C. será liquidado integralmente e a V.P. liquidada integralmente, gerando um residual com o valor da diferença entre os dois títulos.

* 4ºg: Se a empresa do título de A.C. for diferente da empresa do título de V.P. será gerado um mútuo entre as empresas, pois o Mútuo a Pagar ficará em nome da empresa do título de A.C., e o Mútuo a Receber ficará em nome da empresa do título de V.P..