Adiantamento de Cliente e Controle de Crédito

De Adaptive
Ir para: navegação, pesquisa

O Petros oferece aos clientes o recurso para que esses clientes recebam adiantamentos de clientes, de forma que esse cliente deposita na empresa um crédito para ser consumido ao longo do período combinado.

Configurações necessárias

A configuração do servidor de terminal, do terminal de venda e do cliente devem ser realizadas para o correto funcionamento do adiantamento recebido do cliente.

Servidor de Terminal

  1. Acesse Automação ➔ Cadastros ➔ Servidor de Terminal.
  2. Na janela Servidor de Terminal [Edição], navegue até a aba Regras da Venda e localize os seguinte campos:
    • Limite de Adiantamento Diário: informe o valor para recebimento diário de adiantamento.
    • Habilita Recebimento de Adiantamento: marque a ckeckbox.
      • Nota: Depois de definido o limite diário, não poderá ser registrado adiantamento maior que este valor naquele dia. Para releases superiores a release 218, é necessário realizar a parametrização de empresa referente aos adiantamentos por tipo de recebimento.
  3. Selecione o botão Confirma Edição.

Terminal de Venda

  1. Acesse Automação ➔ Cadastros ➔ Terminal de Venda.
  2. Na janela Terminal de Venda - [Edição] localize no grid E.C.F o campo o seguinte campo:
    • Registrador de Adiantamento Recebido: obtenha o código do registrador analisando uma Leituxa X no grid REGISTRADORES NÃO FISCAIS. Cada ECF tem um registrador diferente, na maioria das vezes através de uma Leitura X será possível verificar o registrador correto. Se o cliente utilizar NFCe o sistema automaticamente ignorará o campo do Registrador de Adiantamento Recebido.
  3. Selecione o botão Confirme Edição.

Parametrização

  1. Acesse Administração ➔ Empresa ➔ Selecione sua empresa.
  2. Navegue até a Aba Automação e gerencie os seguintes parâmetros conforme a empresa necessite:
    • Permite Realizar Adiantamento de Cliente em Cartão de Crédito: marque se for o caso;
    • Permite Realizar Adiantamento de Cliente em Cartão de Débito: marque se for o caso;
    • Permite Realizar Adiantamento de Cliente em Cheque: marque se for o caso;
    • Permite Realizar Adiantamento de Cliente em Cheque Pré-Datado: marque se for o caso;
    • Permite Realizar Adiantamento de Cliente em Dinheiro: marque se for o caso;
    • Permite Realizar Adiantamento de Cliente em Vale Frete: marque se for o caso;
    • Quantidade de Vias do Comprovante de Adiantamento de Clientes: informe a quantidade de vias do comprovante.
  3. Selecione o botão Confirma.

Cadastro do Cliente

  1. Acesse Corporativo ➔ Cadastros ➔ Cliente.
  2. Localize o cliente desejado e selecione a ferramenta para editar o registro.
  3. Na janela Cliente - [Edição] navegue até a aba Regras e gerencie os Permite Adiantamento de Recebimento.
  4. Navegue até a aba Tipo de Recebimento um valor de crédito em Nota a Prazo.
  5. Retorne à aba Cliente e defina também o valor do Limite de Crédito, que será o limite máximo daquele cliente.
  6. Selecione o botão Confirma Edição.

Gerenciando permissões

Para que seja possível registrar o adiantamento no frente de caixa é necessário gerenciar as permissões do usuário. Siga as instruções:

  1. Acesse Administração Controle de Acesso.
  2. Na janela Administração de Usuários e Grupos localize o usuário desejado.
  3. Selecione o botão Detalhes para editar o registro.
  4. Navegue até a aba Programas e localize o menu Automação ➔ Relatórios ➔ Frente de Caixa - Posto de Combustível e libere a seguinte permissão:
  5. No grid Funcionalidades localize as seguintes permissões:
    • Registrar Adiantamento de Cliente.
  6. Preencha a coluna Permissão com a opção Liberado e informe as colunas Início e Fim Validade.
  7. Selecione por fim o botão Confirma.
  8. Aguarde a sincronização para aplicar as alterações.

Registrando o adiantamento no Frente de Caixa

Realizadas as configurações acima, será possível registrar um novo adiantamento.

  1. Acesse o Frente de Caixa, realize o login e abra um novo movimento de venda
  2. Selecione o botão REGISTRAR ADIANTAMENTO DE CLIENTE (CTRL+M).
  3. Escolha o Cliente e concretize o Adiantamento informando os valores.

Ao registrar o adiantamento no frente de caixa, o sistema irá gerar um título a pagar da natureza Adiantamento de Clientes. No movimento de venda do terminal, o adiantamento ficará registrado como um Movimento Numerário. Na conferência do caixa em que houve adiantamento, deverá ser lançado em espécie o valor do adiantamento caso tenha sido recebido em espécie no Frente de Caixa.

Controlando o crédito do cliente

Quando o cliente fizer uma compra no estabelecimento a baixa deverá ser dada com a forma de recebimento A Prazo. Pode ser configurado um tipo de recebimento A Prazo com o nome Adiantamento de Cliente para que o posto consiga diferenciar o que foi baixado como Venda a Prazo e os que foram baixados como "A prazo do adiantamento". Se o cliente não tiver um adiantamento e nem limites configurados, o Frente de Caixa exibirá uma mensagem que a venda não pode ser exibida.

Para controle do crédito total do cliente deverá ser utilizado o relatório Limites de Crédito e Saldo em Aberto do Cliente disponível no menu Financeiro ➔ Relatórios ➔ Rotinas. Este relatório mostra o adiantamento do cliente + os limites disponíveis.

Os títulos devem ser liquidados corretamente para o crédito se manter saudável. Para isto devem ser verificadas as notas em aberto e os adiantamentos em aberto e estes valores liquidados simultaneamente nos Títulos a Pagar (Adiantamento) e nos Títulos a Receber (Notas a Prazo) na mesma conta financeira. Podem ser usados os menus Liquidação de Títulos a Pagar e Liquidação de Títulos a Receber, ambos ficam em Financeiro ➔ Movimentação. 

Exemplo: Suponhamos que um Cliente qualquer realizou um adiantamento. O sistema registra no menu de Títulos a Pagar o adiantamento deste cliente. Acesse esta tela pelo menu Financeiro ➔ Movimentação ➔ Título a Pagar para visualizar o título. O título de adiantamento é uma obrigação do posto com o cliente, por isso, quando liquidado ele irá movimentar a conta financeira de liquidação negativamente (mesmo que no mundo real ele seja uma movimentação de entrada de dinheiro no posto).

Quando a mesma cliente for até o posto e realizar uma compra com o adiantamento, a venda referente deve ser registrada como Venda a Prazo. A venda a prazo irá gerar um Título a Receber e este título pode ser acessado pelo menu Financeiro ➔ Movimentação ➔ Título a Receber. Este título é um direito do posto em receber, por isso, quando o título for liquidado, ele movimentará a conta financeira de liquidação positivamente.

Para realizar a liquidação correta, acesse o menu de Título a receber. Encontre o título de Venda a Prazo do cliente e clique duas vezes para abrir. Com o título aberto, vá em Ações ➔ Liquidar. Na tela exibida pelo sistema, selecione a Conta Financeira de liquidação. Essa conta será utilizada também para liquidar o adiantamento. Clique em liquidar para finalizar.

Após liquidar o título a receber, vá até a tela de Título a Pagar e encontre o título de adiantamento. Da mesma forma, abra o título, selecione Ações ➔ Liquidar. Preencha a conta financeira e no campo Valor Liquidado, preencha com o total das Vendas a Prazo que foram liquidadas anteriormente. Caso o adiantamento seja de um valor maior ao da venda a prazo, o sistema automaticamente cria um novo título com o remanescente.

Após realizar os passos anteriores, os títulos estarão corretamente liquidados e o crédito do Cliente será atualizado. Você pode verificar o novo crédito pelo relatório Limites de Crédito e Saldo em Aberto do Cliente e pode também verificar se as movimentações financeiras na conta ficaram corretas pelo relatório Extrato de Conta Financeira - Completo que pode ser acessado pelo menu Financeiro ➔ Relatórios ➔ Tesouraria ➔ Extrato de Conta Financeira - Completo.

Formas de Recebimento que permitem Adiantamento

  • Dinheiro;
  • Cartão de Débito;
  • Cartão de Crédito;
  • Vale Frete;
  • Cheque.