O projeto do novo rebuild fiscal contempla toda a reformulação da parte fiscal e tributária do Adaptive Business, sendo um verdadeiro simplificador tributário.
A seguir detalhamos cada funcionalidade implementada por fases e, ao final da documentação, assita ao vídeo com a apresentação das novas funcionalidaes.
A primeira fase do Rebuild Fiscal foi implementada pela Issue 4199 por meio da qual foram incluídas as funcionalidades a seguir no Adaptive Business.
A Inscrição Estadual e o Regime Tributário passam a ser definidos nos parâmetros de empresa ➔ aba principal, onde também será definida a validade de cada um.
Na aba Dados Fiscais do cadastro de Pessoa deverá ser informado o Perfil Fiscale o CNAE, onde também será definida a validade de cada um.
No cadastro de Item foram unificados os campos de NCM e NBS, que vem da tela Código Fiscal.
Para realizar o cadastro de Perfil Fiscal no Adaptive Business realize os seguintes passos:
Tópico | Passo a passo |
---|---|
![]() |
No Adaptive Business módulo Retaguarda acesse a opção Fiscal ➔ Consulta ➔ Perfil Fiscal |
![]() |
Selecione o botão + para adicionar um novo registro |
![]() |
Insira a Denominação e selecione o Indicador de Inscrição Estadual |
Estas são as regras para cadastro, edição e importação de Pessoa
O perfil fiscal será preenchido automaticamente
Se a Inscrição Estadual estiver em BRANCO, o perfil será não contribuinte
Se a Inscrição Estadual for ISENTO, o perfil será contribuinte isento
Se a Inscrição Estadual estiver preenchida com a numeração da Iscrição Estadual, o perfil será Contribuinte ICMS
Para realizar o cadastro de Código Fiscal no Adaptive Business realize os seguintes passos:
Tópico | Passo a passo |
---|---|
![]() |
No Adaptive Business módulo Retaguarda acesse a opção Fiscal ➔ Consulta ➔ Código Fiscal |
![]() |
Selecione o botão + para adicionar um novo registro |
![]() |
Insira a Denominação e selecione o Indicador de Inscrição Estadual |
A tela tem a tabela de códigos fiscais usados no sistema seguindo a tabela oficial de NCM, NBS e CNAE
Somente o cadastro de NCM é editável, pois algumas UF’s exigem configurações específicas na Modalidade de determinação de Cálculo do ICMS ST
Os cadastros de NCM, NBS e CNAE serão mantidos e atualizados pela Adaptive. Somente eles serão permitidos nos cadastros de itens, categoria de item, pessoa, etc
Só se pode alterar o início da validade se ele for maior que a data atual e não se pode colocar uma data menor que a data atual
E essa regra vale pra qualquer cadastro fiscal que tenha início de validade
Também só se pode alterar o fim de validade se ele for maior que a data atual e nunca pode ser menor que a data atual*](#)Exemplo:
Se o fim da validade foi ontem, então não poderá mais ser alterado
Se o fim é hoje, então pode ser alterado desde que não seja menor que hoje
Se o início da validade é hoje, não poderá ser alterado para ontem e nem para amanhã, ou seja, não se pode mais alterar
Se já passou o início também não poderá mais alterar
Se o início da validade é amanhã então pode ser alterado para qualquer dia maior ou igual a hoje, mas se alterar para hoje, então nao vai mais poder alterar.
Resumo:
Não se pode alterar uma data início ou fim depois que ela foi atingida e não se pode alterar para uma data no passado pelo mesmo motivo.
A segunda fase do Rebuild Fiscal foi implementada pela Issue 4681 e foram inseridas mais funcionalidades no Adaptive Business, que comentamos a seguir.
Este programa tem a finalidade de cadastrar os cenários fiscais, regras fiscais, cálculos dos impostos e vincular os códigos fiscais (códigos NCM/NBS) às regras fiscais.
O cadastro de Cenarios e suas regras simplificam as tributações cadastradas, pois um mesmo cenário pode ser aplicável à vários NCM’s e à várias empresas, tornando-se mais prático do que o atual cadastro de tributações por item, por categoria e por empresa.
Um cenário pode ter uma ou várias regras fiscais vinculadas.
As regras serão aplicadas por ordem de prioridade devendo estar aprovadas e ativas para serem aplicadas.
O cadastro automático será feito de forma automática via script padrão no AGO com base nas notas fiscais e itens de entrada/saída. O script limpa todo o cadastro existente na base
Em cada regra devem ser definidos os impostos a serem calculados e quais códigos NCM/NBS serão afetados por ela
A permissão para aprovar regras será global e por usuário
Este programa tem a finalidade de cadastrar os scripts que serão vinculados aos cálculos dos impostos e às fórmulas que realizarão o cálculo do imposto em cada regra fiscal.
O cadastro será feito de forma automática via script padrão no AGO
Script padrão cadastrado pelo AGO não é editável.
A terceira fase do Rebuild Fiscal foi implementada pela Issue 4083 com a qual foi implementada a funcionalidade do Simulador Tributário no Adaptive Business, que comentamos a seguir.
O Simulador serve para aplicar cenários e regras fiscais aos itens, calculando todos os impostos envolvidos na operação de compra/venda.
Os itens podem ser incluídos manualmente ou importados através de documentos fiscais.
O simulador não modifica informações. Ele apenas demonstra a tributação do item na regra fiscal em que se enquadrar
A busca pelo cenário/regra fiscal ideal envolve todos os campos do cenário e todos os campos da regra como por exemplo a natureza de operação, origem e destino, NCM e prioridade
Foi criado o parâmetro global Tipo de seleção de regra fiscal quando houver regras fiscais de mesma prioridade para indicar qual será o critério de desempate quando forem encontradas regras fiscais com a mesma prioridade. O prenchimento padrão é mostrar Erro
Regra Fiscal com alteração mais recente: será aplicada a regra editada por último
Regra Fiscal com alteração mais antiga: será aplicada a regra com edição menos recente
Mostrar Erro: será mostrada uma mensagem informando quais regras poderiam ter sido aplicadas e estão com a mesma prioridade.
Ao selecionar o botão Importar Documentos na tela do Simulador será aberta uma nova tela Pesquisa de Documentos Fiscais para realizar pesquisa de documentos.
Os documentos fiscais podem ser pesquisados através de vários filtros.
Após encontrar o documento e acionar o botão Selecionar, será simulada a tributação dos itens daquela nota de acordo com os cenários fiscais cadastrados.
O Log registra o histórico de busca do simulador pela regra fiscal ideal. Ele mostra como o simulador escolheu a regra fiscal aplicada e porque ele ignorou as regras não aplicadas.
Serve para entender e auditar o resultado das simulações.
Veja no vídeo a nova funcionalidade do Rebuild Fiscal, o simplificador tributário do Adaptive Business.
Foram excluídos os campos de impostos da tela de Transferência Entre Filiais. Foi incluído o campo tipo de custo.
Ao Incluir uma nova Transferência, o cálculo e preenchimento dos impostos já é feito de forma automática de acordo com a configuração de cenários e regras
Se não houver um cenário/regra cadastrado para o tipo Transferência Entre Filiais é exibida uma mensagem na tela
Caso não seja possível definir uma prioridade para os cenários/regras cadastrados, também é exibida uma mensagem na tela ao incluir a Transferência
É possível modificar os campos de impostos dos itens pela tela nota fiscal de saída
Foi uma incluída uma nova opção no parâmetro Configurável Por Empresa “Tipo de Custo Utilizado na Inclusão do Item NFS”. A Opção “Último custo bruto”
O custo escolhido nesse parâmetro será o custo mostrado no campo de valor da tela de transferência entre filiais
Incluído um novo parâmetro Por Empresa no módulo Fiscal com a denominação “Natureza de Operação padrão a ser utilizada ao Gerar NFS a partir de cupons fiscais” na tela de Gerar NF
Foi incluída a opção de selecionar a Natureza de Operação a ser utilizada na Tela de Gerar NFS, que será utilizada no cálculo dos impostos no novo formato provindo do Rebuild Fiscal
Ao ocorrer um erro no cálculo dos impostos da nota, será exibida uma mensagem de erro e as notas fiscais não serão geradas. Será necessário verificar a configuração dos cenários fiscais ou natureza de operação escolhida. Se o cálculo dos impostos obtiver sucesso será exibida a mensagem de sucesso e a nota será inserida
O comportamento da tela de Faturamento Global permanece o mesmo: As notas fiscais não serão geradas caso haja um erro no cálculo dos impostos, aparecerá um ícone em vermelho nos resultados e deve-se clicar em Visualizar Detalhes para verificar o erro
A Natureza de Operação deverá ser configurada no parâmetro acima citado. Caso ela não esteja configurada, aparecerá um erro ao Visualizar os Detalhes
:ew: Nesta melhoria foram implementadas alterações relativas ao filtro regras ativas, ETL Exportação/Importação e Duplicar Cenário Fiscal.
A partir de agora serão filtradas somente as regras ativas como Padrão ao carregar a tela de cenário.
A ETL de exportação irá exportar todos os cenários ficais, inclusive os inativos, juntamente de todos os dados necessários para importar esses cenários. Serão exportados informações sobre natureza de operação, perfil fiscal, município, regime tributário, tipo movimento estoque, cfop, cst e tipo tributação. Regras e cenários inativos não serão duplicados.
Quanto às ETL’s de importação serão duas: uma que importará os cenários, regras e todos os dados tributários necessários; e outra que irá importar apenas os cenários e regras, mas exige que a base tenha todos os dados tributários cadastrados previamente.
¶ Importa Cenários Fiscais (Importa utilizando as configurações tributárias da base)
Essa opção importa cenários e regras ativas utilizando configurações tributárias que já existem na base. Caso exista alguma inconsistência, será reportada durante a importação.
¶ Importa Cenários Fiscais (Importa cadastrando configurações tributárias na base)
Essa opção importa cenários e regras fiscais cadastrando na base as tributações necessárias com exceção do CST.
A ação para duplicar cenários fiscais irá criar uma cópia INATIVA do cenário e essa cópia será aberta no modo edição. Após salvar e fechar a tela de edição, não será mais possível editar.
No campo código do novo cadastro será adicionado o texto ‘DUP’ para sinalizar que se trata de uma duplicação.
Os cenários criados pela ação duplicar estarão desativados e só podem ser ativados se não possuírem dados iguais a cenários ativos.
A opção de duplicar está disponível em ações no cadastro de cenário (modo edição e visualização).
Regras inativas não serão duplicadas.
Não será permitida a importação nem ativação de um novo cenário caso ele tenha as mesmas características de um cenário ativo.
Essa validação envolve todos os campos do cabeçalho de criação de cenário.
A melhoria visa migrar o tipo o cálculo de impostos do PDV para utilizar o Rebuild Fiscal.
Sendo assim, a emissão de NFCe e SAT passa a seguir as configurações do Cenário Fiscal.
A opção para emissão de NFCe e SAT utilizando o Rebuild Fiscal surge com a atualização, mas por padrão essa funcionalidade estará desativada.
Melhorias:
Script para habilitar:
UPDATE sis_parametro SET valor_alfanumerico = ‘S’ WHERE id_parametro = ‘interno.habilita_rebuild_pdv’;
Script para desabilitar:
UPDATE sis_parametro SET valor_alfanumerico = ‘N’ WHERE id_parametro = ‘interno.habilita_rebuild_pdv’;
Com esta melhoria, foi criada a possibilidade de cadastrar um calculo de imposto com os tipos de imposto ICMS ST e FCP ST no cenários fiscal. Também será possível visualizar o percentual na aba de ICMS os valores referentes ao FCP ST.
Na criação de regras fiscais, há um novo campo para o Percentual de Margem e o Valor para ICMS ST. Ao criar uma nova regra fiscal dentro do cenário fiscal, esse campo deve ser preenchido caso o cliente necessite incluir o imposto correspondente na emissão de suas notas. O mesmo campo também é necessário para a emissão do FCP ST.