A descontinuidade de encerrantes é uma quebra da continuidade do encerrante de determinado bico de combustível em virtude de fatores essencialmente estruturais.
O sistema registra obrigatoriamente descontinuidades de encerrante quando detecta as seguintes situações:
O sistema também permite que o usuário configure uma quantidade mínima para que a descontinuidade de encerrantes seja exibida e seja possível criar um abastecimento a partir da mesma. Isso pode ser feito no Petros Retaguarda no cadastro de Automação da Bomba em Automação > Cadastros > Automação da Bomba, no campo Quantidade Máxima do Abastecimento Descontinuidade. Preenchendo este parâmetro (em litros), o sistema irá acusar uma descontinuidade baseando-se neste valor.
Acesse o Controle de Acesso no Petros Retaguarda e libere as permissões para o usuário desejado e informe a data de Inicio e Fim de Validade da permissão.
O usuário deverá ter as seguintes permissões para conseguir lançar o registro:
A funcionalidade RESOLVER DESCONTINUIDADE DE ENCERRANTE (CTRL + B) mostra uma tela com todas as descontinuidades pendentes com a opção de lançar a descontinuidade.
Para registrar a descontinuidade, acesse o Frente de Caixa e na tela inicial selecione o botão RESOLVER DESCONTINUIDADE DE ENCERRANTES (CTRL+B).
Selecione o botão F2 - Registrar Descontinuidade.
A descontinuidade de encerrante representa a quebra de sequência entre os encerrantes de dois abastecimentos sequenciais. Segundo o Ato Cotepe ICMS 10 de 20/03/2017, temos a seguinte definição:
"O PAF-ECF deve identificar de forma automática e autônoma que ocorreu quebra ou descontinuidade do valor do encerrante volumétrico quando constatar a divergência entre o valor atual do encerrante capturado e o imediatamente anterior, ficando vedada a emissão de Cupom Fiscal e qualquer tratamento referente a abastecimento, inclusive o funcionamento do bico [...]".
Dado isso, qualquer diferença superior a 50ml entre o encerrante final do abastecimento anterior e o encerrante inicial do abastecimento atual, o sistema Petros irá gerar uma descontinuidade de encerrante referente.
Só é possível gerar abastecimentos na descontinuidade de encerrantes quando a litragem da descontinuidade for superior a 2000 litros por padrão. Porém, o usuário pode definir valor inferior por meio de alteração no cadastro da automação da bomba.
Se o usuário tentar informar valor superior a 2000 no campo será mostrada a seguinte mensagem:
O campo [Quantidade Máxima do Abastecimento Descontinuidade] só permite valores na faixa de [0,00000] a [2000,00000].