A partir da versão 2.19.11c foi implementado um novo Medidor de Tanque, com novo conceito e novas formas de configuração. O novo módulo de captura de medições dos tanques continua sendo compatível com Veeder-Root e OPW e é totalmente configurado pelo Petros Retaguarda.
Nota: Diferente dos integradores antigos, o novo Medidor de Tanque grava as medições diretamente no banco de dados da pista, sincronizando-as com a retaguarda respeitando os ciclos de sincronização.
O módulo também é capaz de ler as medições de vários equipamentos, basta estarem cadastrados corretamente na retaguarda e vinculados aos tanques de combustível.
Antes de tudo você precisa saber qual o equipamento medidor utilizado pelo posto, os mais conhecidos são OPW, Vedeer-root modelos 350 e 450 e precisará dessa informação para realizar a parametrização.
Caso o equipamento tenha sua conexão via serial você tem duas opções, questionar o funcionário do posto ou testar a parametrização utilizando o tipo 350 e 450 (caso seja 350 e configurar 450 o serviço não irá iniciar).
Caso seja via rede você saberá pela tela de login acessando o ip do equipamento através do navegador.
Login modelo Vedeer-root 350:
Login modelo Vedeer-root 450:
OPW: Este equipamento é acessado por um aplicativo específico do mesmo (aparece o nome no IpScan além de ter um adesivo com o nome claro no equipamento), sendo assim é mais fácil identificar o mesmo.
Acesse a tela Medidor de Tanque, em Automação ➔ Cadastros ➔ Medidor de Tanque e clique no botão (+) para cadastrar seu equipamento.
Cadastro
Você pode definir um intervalo em que as medições diárias serão capturadas no equipamento medidor e deixar os horários fixos em branco, lembrando que se for usar horários definidos é necessário que o Intervalo de Captura das Medições seja coerente com os horários configurados na Medição Automática, ou a medição será capturada em um horário divergente.
-- Utilizando horários fixos para captura das medições:
-- Exemplo 1: Usar os horários padrões: 00:30, 01:30, 05:30, 23:30.
-- Neste caso você pode usar o intervalo 4 (30 em 30 minutos) e as medições serão capturadas normalmente nos horários configurados.
-- Exemplo 2: Usar os horários 00:05, 01:20, 05:30, 23:40.
-- Neste caso eu teria que usar o intervalo 0 (que corresponde a 5 minutos), ou a primeira medição não seria capturada as 00:05.
-- Exemplo de configuração incorreta: Usando os horários padrões (00:30, 01:30, 05:30, 23:30) com intervalo 5 (1 hora), seria capturado as 01:00, 02:00,06:00 e 00:00.
Horários das Capturas: Serão os horários em que o Petros irá capturar as medições brutas / termo-compensadas do equipamento.
Recomendado: 00:30 / 01:30 / 05:30 / 23:30 (ficando a seu critério)
Comunicação
O equipamento OPW não captura medições diárias, sendo assim criamos um trabalho que usa a primeira medição de monitoramento do dia (de cada tanque) e insere como medição diária, sendo possível utilizá-la também para lançamento do L.M.C. Veja como realizar a configuração:
Caso seu equipamento seja Veeder-Root pule para a próxima parte deste manual.
A configuração para o Veeder Root das versões TLS4, TLS-450 e TLS-450 Plus é praticamente igual à configuração do Veeder Root TLS 300 porém com um único detalhe:
O fabricante alterou os comandos de comunicação na novas versões TLS, isso fez com que o horário de capturas das medições fosse configurado através de acesso web na página do equipamento.
ATENÇÃO: Recomendamos que os horários sejam os mesmos informados no cadastro do Medidor de Tanque na retaguarda.
Para finalizar selecione o botão Save.
Abra o Configurar do Petros Update Service no computador em que o equipamento esta conectado (ou em qualquer equipamento caso esteja em rede) e marque a flag Monitor de Tanque e a Flag PdvCore conforme abaixo.
Nota: Lembrando que o computador deve ter o Frente de Caixa instalado e a versão da base deve ser igual ou maior que 2.19.11c
Após isto Aplique a Versão para que o Petros Update inicie o serviço do Medidor (ou abra os serviços do Windows e inicie o serviço "Petros - Monitor de Tanque - Frente de Caixa")
Nota: Caso o cadastro do medidor tenha sido feito de forma incorreta ou não tenha sincronizado as informações para a pista ao tentar iniciar o serviço irá ocorrer erro, onde pode ser consultado as informações no log da aplicação).
Os logs do Monitor de Tanque ficam dentro da pasta Frente de Caixa\MedidorTanque\log
O arquivo medidortanque.log contém informações sobre o serviço do Medidor e também de conexão com o equipamento de medição configurado.
Dentro da pasta (conforme mostrado acima) terá o log de captura das medições, comunicação com o equipamento e algumas outras informações
Nota: Caso tenha mais de um medidor cadastrado e em funcionamento consequentemente terá mais arquivos e pastas na raiz
Consultando via "Consulta SQL" no Configurar do Petros Update Service
SELECT * FROM medicao_tanque_fisico
ORDER BY data_hora DESC
LIMIT 100;
Obs: É necessário aguardar alguns instantes após a ativação do servidor do Monitor para que as medições comecem a aparecer nesta tabela
LEGENDA |
---|
tipo_medicao |
Consultando via relatório na retaguarda (medições termo-compensadas / brutas)
Para verificar se a integração foi feita corretamente e está enviando os dados ao Petros abra o relatório "Monitoramento da Medições das Medições dos Tanques", em Fiscal ➔ Relatórios ➔ Rotinas. Nesse relatório serão mostrados os horários configurados para captura das medições do seu equipamento.
Lembrando que é necessário aguardar passar do horário configurado para que as informações apareçam corretamente no relatório.
Observação: As Medições de Monitoramento não serão exibidas neste relatório.
ATENÇÃO: Como este relatório só mostra a 2ª e a 3ª medição integrações com o equipamento OPW não trarão informações, já que o trabalho do Petros gera somente a 1ª medição de cada dia espelhada na medição de
monitoramento.
Qualquer tipo de erro apresentado ao tentar iniciar o serviço do monitor.
Exemplo:
1º - Service Petros - Monitor de Tanque - Frente de Caixa ran for less than 1500 milliseconds. Restart will be delayed by 16000 milliseconds.
2º - O Windows não pode iniciar o Petros - Monitor de Tanque - Frente de Caixa em Computador local. Para obter mais informações, examine o log de eventos do sistema. Se este for um serviço não-Microsoft, contate o fornecedor do serviço e informe o código de erro específico do serviço 3.
Solução: Confira toda a parametrização informada acima no manual, caso já tenha parametrizado confira se a sincronização esta ocorrendo normalmente (se sim aguarde até 2 minutos e tente novamente)
Dados de implementação da melhoria:
Issue #2757
Versão 2.19.11
Release 348