Nota Fiscal de Entrada é um documento fiscal que representa uma obrigação fiscal entre um emitente fornecedor e um destinatário adquirente de algum tipo de produto ou serviço que circule no mercado. Notas fiscais de entrada podem ser de diversas naturezas e modelos fiscais. Podem ser notas impressas em papel com formulário de impressão autorizado pelo fisco e também podem ser eletrônicas.
Embora grande parte das empresas fornecedoras já estejam obrigadas a emitir nota fiscal em meio eletrônico e digital, o Petros admite várias formas de notas de entrada, desde que corretamente parametrizadas. Toda nota fiscal que dê entrada na empresa, independente da finalidade a que se destina, deverá ser incluída no sistema para que não seja prejudicada a escrituração fiscal digital (SPEDs).
Em uma análise mais superficial, o que diferencia a finalidade de uma nota fiscal são os itens, o CFOP, o CST e a natureza da operação, existindo, entretanto, outras diferenças. As notas fiscais de entrada podem ser incluídas manualmente por importação (download da chave após a manifestação e pela importação do arquivo xml).
O processo de inclusão de Nota por importação pode ocorrer de duas formas:
Ações Permitidas
Em qualquer dos processos de importação, o sistema preenche automaticamente a maioria dos campos das telas e permite a edição das seguintes informações:
Ações Proibidas
Visualmente, o sistema bloqueará os campos onde não será possível realizar edições após a importação, mas principalmente as seguintes não terão qualquer chance de edição:
Importando uma NFe
O processo de importação de uma NFe pode ser realizado de duas formas, ambas com o mesmo objetivo: incluir uma nota da forma mais automática possível. Na realidade, o processo de importação é um só, o que há de diferente é o meio utilizado para buscar a nota desejada.
Na importação pela chave da nota, o usuário já deve ter dado a Ciência da Operação na tela de Gerenciamento de NF-e de Interesse, enquanto que na importação por XML o usuário escolhe o arquivo XML recebido do fornecedor por email. O restante do processo é exatamente igual para os dois casos. Veremos a seguir como importar utilizando o método de download da chave de acesso.
⚠️ INFORMAÇÕES IMPORTANTES:
Foi alterado o processo de inclusão de uma nota fiscal de entrada. Vejam abaixo os destaques novos:
Agora quando clica no botão de incluir, a tela de importação de NF-e é aberta automaticamente, desde que o usuário tenha permissão.
1.1. Caso o usuário opte por importar a NF-e, a tela não será fechada, mas será recarregada com as informações e em modo de Edição.
1.2. Caso o usuário queira incluir uma nota fiscal por outros meios, como Manual ou Importar NF-e Por XML, é só cancelar a tela inicial e usar a opção que deseja.
1.2.1. Caso o usuário importe uma NF-e por XML, a tela não será fechada, mas será recarregada com as informações e em modo de Edição.A Importação de NF-e, tanto por integração, como por XML, insere uma Nota Fiscal Pendente, mesmo que não encontre todas as referências da nota fiscal, possibilitando o usuário informar estes
dados posteriormente, validando estas informações apenas na confirmação da Nota fiscal.
2.1 Na importação de NF-e o usuário, caso tenha acesso, pode incluir o item com os dados retornados no XML;
2.2 Uma importação de NF-e não permite que se adicione ou remova outros itens, como não deixa editar os campos que alteram o valor total da nota fiscal;
2.3 Apenas as referências como o Item, CFOP e os campos de Tributações ICMS, PIS e COFINS serão disponibilizadas as alterações.Não é mais permitido editar/incluir a Chave de Acesso. Este campo será exclusivo da Importação de NF-e.
A edição/inclusão de itens da NF-e ficou mais simples, bastando clicar nos botões Incluir/Editar/Excluir abaixo do grid, ou duplo clique na linha do grid para Editar, e depois clicar em Salvar
ou Cancelar.As validações da nota fiscal que eram feitas a todo momento agora serão feitas apenas na confirmação da Nota.
⚠️ Importante!
Quando existir mais de uma cadastro válido (mesmo CNPJ e pessoa/classificação ativas), o sistema enviará um aviso orientando ao usuário que corrija o cadastro. Se existir o cadastro de uma pessoa com o mesmo CNPJ, mas que não estiver classificação de Fornecedor com a situação “Ativo”, também será avisado ao usuário para que seja corrigido o cadastro.
Aba Itens: após importar a nota, na aba Itens somente os campos abaixo serão liberados para edição:
Botão "Cadastrar Item".
Atenção!
Ao importar uma NFe, o sistema considerará somente os itens ativos.
É no instante de confirmar a inclusão que o sistema validará qualquer tipo de pendência de trará uma mensagem na tela alertando o usuário.
Após incluir a nota, ela será retirada da lista de notas que estão Aguardando Confirmação.
Observação: Esteja ciente que a data contábil de uma nota de entrada é a data da entrada da mercadoria. Somente a partir dessa data é que pode ser reconhecido o estoque assim como um título a pagar,se for feito qualquer pagamento antes da data da chegada da mercadoria esse procedimento se chama Adiantamento à Fornecedor, ou seja, você adianta um valor antes mesmo de receber a mercadoria, logo a liquidação de um titulo antes mesmo da mercadoria chegar é algo inviável e caso isso seja feito a responsabilidade fiscal passa totalmente para o usuário responsável.
✅ Ao importar o XML de uma Nota Fiscal de Entrada, o sistema irá verificar se o CNPJ do fornecedor já está cadastrado. Caso não, será realizado o cadastro para a importação.
Esse processo não necessita de parametrização ou informação extra, sendo o CNPJ do fornecedor no arquivo XML a única informação consultada para a validação do cadastro.
Para facilitar os processos de importação de NFe, o sistema permitirá que seja realizada a Confirmação da Operação automaticamente às notas de entrada que foram confirmadas e não manifestadas nos últimos sete dias. Para isso, foi criado o parâmetro “Manifestar Confirmação de Operação ao Confirmar NFe” na aba Suprimentos da parametrização da empresa. Essa melhoria otimiza os processos de manifestação de notas que o usuário faria posteriormente.
Foi disponibilizado pelo Petros a opção para execução automática da Manifestação do Destinatário denominada Ciência da Operação para as NF-e emitidas caso exista um pedido de compra em aberto para o fornecedor com o mesmo valor da Nota Fiscal
Para isso, foi criado o parâmetro Ciência da Operação Automática de NF. com Pedido No Valor na aba/menu Suprimentos da parametrização global/empresa. Se o parâmetro estiver marcado, o sistema dará a manifestação de Ciência da Operação automaticamente caso o fornecedor esteja cadastrado e exista um pedido de compra em aberto com o mesmo valor da NF-e na mesma empresa do resumo.
A rotina deverá buscar todos os resumos com data de autorização nos últimos 7 dias que ainda não tenham recebido nenhuma manifestação e caso exista um pedido de compras na mesma empresa para o mesmo fornecedor com valor igual ao total da nota a rotina irá realizar a manifestação de Ciência da Operação automaticamente.
Foi implementada melhoria para que o usuário tenha a opção para manifestar a Confirmação da Operação a partir da confirmação da NF-e de Entrada. Desta forma, o sistema permitirá que seja realizada a Confirmação da Operação automaticamente às notas de entrada que foram confirmadas e não manifestadas nos últimos sete dias. Para isso, foi criado o parâmetro Manifestar Confirmação de Operação ao Confirmar NFe na aba Suprimentos da parametrização da empresa. Essa melhoria otimiza os processos de manifestação de notas que o usuário faria posteriormente.
O sistema permitirá que seja realizada a importação automática das NF-e em modo rascunho por integração com o WebService de Distribuição. Para viabilizar esta ação, foi criado o parâmetro Habilita o processo de importação automática de NF-e de Entrada na aba Suprimentos da parametrização da empresa, que realiza a importação de NFe em Rascunho após a Ciência da Operação no Gerenciamento de Nf-e por Interesse.
Acesse Suprimentos ➔ Movimentação ➔ Nota Fiscal de Entrada.
Selecione o botão (+) para adicionar um novo registro.
Na janela Nota Fiscal de Entrada - [Inclusão] informe os seguintes campos:
A partir da versão 10.24.03.24 é possível informar quantidade 0 para itens complementares
Selecione o botão + para adicionar a parcela e preencha os seguintes campos:
Preencha os seguintes campos:
Clique no botão Confirmar Inclusão.
A nota incluída será mostrada no grid Nota Fiscal de Entrada.
Se desejar realizar a inclusão de Despesas Acessórias selecione a opção Ações ➔ Ratear Despesas Acessórias, Frete e Seguro e preencha os campos.
Por fim, Selecione Ações ➔ Confirmar.
A nota fiscal incluída passará para a situação Confirmado.
Importante!
Somente após a nota constar com a situação Confirmada é que ocorrerá a movimentação de estoque de entrada.
Melhoria para Informar a Solicitação de Gastos na Nota Fiscal de Entrada Issue 2648.
Solicitações de gastos são orçamentos de despesas que podem ou não ser obrigatórias conforme esteja marcado ou não no Tipo de Despesa. Para criar uma Solicitação de Gastos acesse Financeiro ➔ Movimentação ➔ Solicitações de Gastos.
Requisitos:
O preenchimento do campo solicitação de gastos será exigido sempre que o tipo de despesa do item de uso e consumo presente da nota exigir solicitação de gastos.
Caso não seja informada, será exibida a mensagem abaixo.
Para que o usuário possa confirmar a nota, será necessário acessar a parametrização do usuário e definir o valor do parâmetro “Desabilitar Validação de Regras no Lançamento de Despesas com Solicitação de Gastos”.
Se ficar marcado vai desabilitar as validações abaixo:
Se ficar desmarcado vai habilitar as validações abaixo:
Se não for definido(= default = preto), a confirmação da nota apresentará o seguinte erro “An exception occurred on the server: O valor do parâmetro [financeiro.desabilitar_validacao_regras_lancamento_despesa_solicitacao_gastos] não foi definido para o usuário [Administrador do Sistema]. Será necessário acessar a parametrização do usuário e corrigir o problema.”
Toda chave de acesso eletrônica tem exatamente 44 dígitos. A chave tem a finalidade de identificar dados do emitente e distinguir entre um e outro documento emitido. O Manual de Orientação do Contribuinte (Clique para baixar o manual) define essas condições.
Tomemos por exemplo a chave de acesso NFe hipotética indicada abaixo. Ao desmembrá-la observem a explicação de cada grupo.
Exemplo
Tomemos como exemplo a chave hipotética 52180780522988000198550010000006441945964710. Desmembrando cada grupo temos:
cUF: 52, código da UF do emitente da Nota.
18: é o ano da emissão.
07: é o mês da emissão.
80522988000198: é o CNPJ do emitente.
55: é o código do modelo do documento fiscal eletrônico (NFe: cod mod=55. NFCe: cod mod=65. SAT: cod mod=59. CTe: cod mod=57).
001: três dígitos para a série da nota emitida em situação normal (se o tpEmis=1 - Normal, a série será de 0 a 899; tpEmis=2 - Contingência FS-IA; tpEmis=3 - SCAN, a série será de 900 a 999; tpEmis=4 - Contingência DPEC; tpEmis=5 - Contingência FS-DA; tpEmis=6 ou 7 - Contingência SVC-AN ou SVC-RS, a serie a mesma usada na emissão normal).
000000644: nove dígitos para a numeração da nota.
1: é o tipo da emissão (tpEmis=1-Normal e tpEmis=2, 3, 4, 5, 6 ou 7-Contingências FS-IA, SCAN, DPEC, FS-DA, SVC-AN, SVC-RS).
945964710: dígito verificador da Chave de Acesso gerado pelo aplicativo do contribuinte.
Tome Nota!
Para emissão de NFe o Petros admite somente os processos de contingência tpEmis=3 - Contingência SCAN e tpEmis=6 ou 7 - Contingência SVC-AN ou SVC-RS.
Mensagem de erro: "A soma das Parcelas[XXXX,XX] é diferente do valor a pagar [XXXXX,XX].Favor verifique os itens onde o C.F.O.P gera titulo financeiro".
Detalhamento do erro: foi constatado que ao efetuar o teste de confirmação de uma NFe de entrada o Sistema alega o erro "A soma das Parcelas[XXXXX,XX] é diferente do valor a pagar [XXXXX,XX].Favor verifique os itens onde o C.F.O.P gera titulo financeiro ",
O Petros chega a importar a Nfe, no campo parcelas existem 3 parcelas que somando-as que é o valor da nota, somando os Produtos + o ICMS Substituição.
Ao clicar a opção CONFIRMAR o sistema esta refazendo o calculo do total da nota, sem somar o total do ICMS Substituição.
Após o erro ser retornado, o sistema recalcula automaticamente o campo de Valor total da NFe na capa da nota. Informado o valor incorreto, sem a soma do ICMS ST
Instrução: Foi observado que o CST utilizado na nota estava correto com a tributação correta, porém no Petros a nota estava sendo lançada com o CST correto, porém com o tipo de tributação diferente do original da nota, sendo assim, durante o processo de confirmação o sistema recalcula os valores baseando-se na combinação de CST e Tipo de Tributação informado.
Então para lançar a nota corretamente é necessário alterar o tipo de tributação para a alíquota de acordo com a nota informada.
Todavia, foi registrada a issue PETROS#513 para correção do problema, o erro é o sistema não respeitar de forma veemente as informações contantes no XML.
Melhoria para permitir a edição dos dados de FCP, FCP Retido, ICMS ST Retido na Nota Fiscal de Entrada.
Conforme RESOLUÇÃO CGSN Nº 140, DE 22 DE MAIO DE 2018 no Art. 59
http://normas.receita.fazenda.gov.br/sijut2consulta/link.action?idAto=92278
Empresa > Suprimentos > Exige contagem nota fiscal entrada
A ação CONFIRMAR NOTA não será confirmada se a situação da contagem for PENDENTE, INICIADA, CONTADA COM DIVERGENCIA(sem aprovação).
Será quando a situação da contagem for CONTADA SEM DIVERGENCIA.
Suprimentos > Relatórios > Movimentação Listagem de Mercadorias para a Contagem (Às Cegas)
Suprimentos > Relatórios > Movimentação Listagem de Mercadorias para a Contagem (Baseada em Itens)
Tabelas relacionadas a contagem: contagem, item_contagem e sis_referencia_registro
Issue | Versão | Release |
---|---|---|
#138 | v2.19.04 | 307 |
#139 | v2.19.06 | 317 |
#140 | v2.19.06 | 317 |
#141 | v2.19.06a | 318 |